GARANTIA LEGAL
Garantia legal é o prazo que o consumidor dispõe para reclamar dos vícios (defeitos) constatados em produtos adquiridos ou na contratação/realização de serviços. O direito de reclamar ocorre independe do certificado de garantia, bastando à apresentação de um documento que comprove a compra (nota fiscal ou cupom fiscal).
Quanto aos prazos, estes estão previstos no artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor nos seguintes termos:
“O direito de reclamar” pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em:
Os vícios aparentes ou de fácil constatação são aqueles facilmente identificáveis, tais como produtos que não funcionam, com mau funcionamento ou riscados, entre outros.
Por vício oculto entende-se aqueles não evidenciados de início, só aparecendo após determinado tempo ou consumo do produto.
Constatado o vício oculto, inicia-se a contagem dos prazos, que serão os mesmos acima citados, para o registro da reclamação.
Vale destacar que, em algumas situações, será preciso um laudo técnico detalhando os indícios de que o problema teve origem em um vício (defeito) de fabricação.
Mas como funciona para nós?
E quando começa a contar o prazo de 30 dias do CDC?
GARANTIA DE PRODUTOS – AMORTECEDORES DE SUSPENSÃO
A garantia para os produtos da linha de Amortecedores de Suspensão comercializados é:
Linha leve: 24 meses, contados a partir da data de compra pelo cliente final, desde que sejam apresentados a nota fiscal de compra e o certificado de garantia devidamente preenchido.
Linha pesada: 6 meses, contados a partir da data de compra pelo cliente final, desde que sejam apresentados a nota fiscal de compra e o certificado de garantia devidamente preenchido.
NOTA: O prazo de garantia já inclui os 90 dias previstos no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
GARANTIA DE PRODUTOS – OUTRAS LINHAS
A garantia para as outros linhas de produto comercializados é:
12 meses de garantia, contados a partir da data de compra dos produtos pelo cliente jurídico.
NOTA: O prazo de garantia já inclui os 90 dias previstos no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
LIMITAÇÕES DA GARANTIA
OUTRAS LINHAS
Não estão cobertas por garantia, peças que apresentem as seguintes características:
Ao enviar qualquer produto em garantia, o mesmo deverá ser acompanhado de:
AMORTECEDORES DE SUSPENSÃO
Não estão cobertas por garantia, peças que apresentem as seguintes características:
Em caso de:
Ao enviar qualquer produto em garantia, o mesmo deverá ser acompanhado de:
DEVOLUÇÃO DOS PRODUTOS
Todo cliente tem o direito de desistir de sua compra no prazo de 7 dias úteis após o recebimento. Este prazo é concedido pela empresa por meio de um acordo comercial e pode ser revogado ou alterado a qualquer momento de acordo com as premissas do conselho.
SOLICITAÇÃO DE GARANTIA E DEVOLUÇÃO
As solicitações de garantia e devolução devem ser abertas no portal do cliente no link https://portal.universalautomotive.com.br/login com seu login e senha contendo as informações: número da nota fiscal, código dos itens, quantidade e detalhamento do problema.
TRATATIVA DE MERCADORIAS EM GARANTIA E DEVOLUÇÃO
A empresa adota como procedimento padrão o consentimento de crédito, sem ônus, das peças classificadas em garantia mediante análise e comprovação do departamento de Qualidade, para abater o valor em boletos pendentes a pagar, ou crédito em compras futuras.
TRATAMENTO DAS RECLAMAÇÕES DOS CLIENTES
O tratamento das reclamações, seguem os requisitos legais da legislação do Inmetro, conforme abaixo:
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A UNIVERSAL SOLUÇÕES AUTOMOTIVAS reserva-se o direito de:
Conceder o crédito referente à peça defeituosa somente após análise técnica;
Se após análise técnica for constatado que a peça não está coberta pelos termos desta garantia, será emitido relatório e o cliente será informado via e-mail;
Todo atendimento/serviço será realizado em dias úteis (de segunda à sexta feira), em horário comercial (das 8h às 17h30);
Quando houver modificações nas especificações e ou aperfeiçoamento nos projetos dos produtos, sem aviso prévio, a qualquer momento, sem obrigatoriedade de aplicação nos produtos vendidos anteriormente, *mas isso não se aplica aos amortecedores e lâmpadas que devem ser comunicados aos clientes; *
A qualquer momento, modificar e alterar as condições da presente “política de garantia e devolução dos produtos”. Neste caso, as novas condições serão válidas e aplicáveis aos produtos adquiridos pelo consumidor final, após a data de sua divulgação, mantendo inalterável para os produtos adquiridos anteriormente;
NOTA: A presente política de garantia é aplicável unicamente aos produtos comercializados pela UNIVERSAL SOLUÇÕES AUTOMOTIVAS e demais empresas do grupo, e não reconhece quaisquer outros compromissos, assumidos, por quem que seja, relativo a esses produtos.
Reservamos os direitos de modificar a PL-QUA-01 - Garantia dos produtos - REV.08 – 01/09/24 (atual) sempre que for necessário