GARANTIA LEGAL

Garantia legal é o prazo que o consumidor dispõe para reclamar dos vícios (defeitos) constatados em produtos adquiridos ou na contratação/realização de serviços. O direito de reclamar ocorre independe do certificado de garantia, bastando à apresentação de um documento que comprove a compra (nota fiscal ou cupom fiscal).

Quanto aos prazos, estes estão previstos no artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor nos seguintes termos:

“O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em:

  • I - Trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não-duráveis;
  • II - Noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.

 Os vícios aparentes ou de fácil constatação são aqueles facilmente identificáveis, tais como produtos que não funcionam, com mau funcionamento ou riscados, entre outros.

 Por vício oculto entende-se aqueles não evidenciados de início, só aparecendo após determinado tempo ou consumo do produto.

 Constatado o vício oculto, inicia-se a contagem dos prazos, que serão os mesmos acima citados, para o registro da reclamação.

 Vale destacar que, em algumas situações, será preciso um laudo técnico detalhando os indícios de que o problema teve origem em um vício (defeito) de fabricação.

 

Mas como funciona?

 O prazo que falamos, 30 dias, é estipulado pelo próprio Código de Defesa do Consumidor, no parágrafo primeiro (§ 1º) do artigo 18. Portanto, 30 dias é o prazo máximo que o produto pode ficar na assistência técnica para reparo.

 

E quando começa a contar o prazo de 30 dias do CDC?

  • O direito do consumidor dita o prazo máximo de 30 dias para que seja feito o conserto do produto, ou seja, conta-se o prazo a partir da entrega do produto na assistência técnica autorizada.

 

GARANTIA DE PRODUTOS – AMORTECEDORES DE SUSPENSÃO

A garantia para os produtos da linha de Amortecedores de Suspensão comercializados é de:

  •  Linha leve: 24 meses, a contar da data da compra do cliente final, desde que seja apresentado a nota fiscal de compra + certificado de garantia devidamente preenchido.
  • Linha pesada: 6 meses, a contar da data da compra do cliente final, desde que seja apresentado a nota fiscal de compra + certificado de garantia devidamente preenchido.
  • NOTA: O prazo de garantia já inclui os 90 dias previsto no CDC.

 

GARANTIA DE PRODUTOS – OUTRAS LINHAS

A garantia para as outras linhas de produto comercializados é de:

  • 2 anos de garantia, a contar da data da compra dos produtos pelo cliente jurídico.
  • NOTA: Para recorrer ao prazo de 90 dias previstos no CDC, o cliente deve apresentar o cupom fiscal de compra.

 

LIMITAÇÕES DA GARANTIA

OUTRAS LINHAS

Não estão cobertas por garantia, peças que apresentem as seguintes características:

 

  • Danos físicos aparentes, causados por mau uso ou tentativa de conserto (peças desmontadas, torcidas, furadas etc.);
  • Instalação ou aplicação inadequada;
  • Danos causados por acidentes naturais ou desastres;
  • Danos ocasionados por movimentação indevida ou prática incorreta de armazenagem;
  • Falta de componentes do produto;
  • Peças usadas com percepção de desgaste por um longo período.

 

 Ao enviar qualquer produto em garantia, o mesmo deverá ser acompanhado de:

 

  • Nota fiscal ou cupom fiscal (obedecendo ao que determina a legislação);
  • Identificação na peça (código do produto);
  • Embalagem original ou proteção segura para não comprometer a integridade do produto.

 

AMORTECEDORES DE SUSPENSÃO

Não estão cobertas por garantia, peças que apresentem as seguintes características:

 

  • Haste riscada, empenada ou danificada por ferramentas;
  • Tubos amassados ou batidos;
  • Retentores cortados ou com resíduos de outros componentes;
  • Excesso de terra na região do retentor;
  • Fixações quebradas ou danificadas;
  • Aplicação incorreta do produto;
  • Aplicação em veículo que não esteja especificado no
  • catálogo (adaptações);
  • Ausência de componentes na montagem do conjunto;
  • Qualquer alteração e modificação realizada no produto;
  • Danificado na instalação ou instalado incorretamente;
  • Danificado por componentes da suspensão defeituosos;
  • Evidência de uso de ferramentas pneumáticas para aperto dos elementos de fixação;
  • Violação da gravação do produto no tubo do reservatório;
  • Marcas de aquecimento do tudo do reservatório;
  • Fora dos prazos estabelecidos pelas normas de garantia;
  • Falta do certificado ou nota fiscal de compra do produto;
  • Se o certificado de garantia não estiver preenchido por completo.

Em caso de:

  • Vazamento, perda de ação, quebra dos fixadores, travamento da haste (engripando) a garantia será feita automaticamente, sendo substituída a peça pelo revendedor.

 

Ao enviar qualquer produto em garantia, o mesmo deverá ser acompanhado de:

 

  • Nota fiscal ou cupom fiscal (obedecendo ao que determina a legislação);
  • Certificado de garantia devidamente preenchido;
  • Identificação na peça (código do produto);
  • Embalagem original ou proteção segura para não comprometer a integridade do produto.

 

SOLICITAÇÃO DE GARANTIA

As solicitações de garantia devem ser abertas no portal do cliente no link https://portal.universalautomotive.com.br/login com seu login e senha contendo as informações: número da nota fiscal, código dos itens, quantidade e detalhamento do problema.

 

Será aberto uma Ordem de Serviço (O.S) no sistema Sankhya para identificar a compra, e se os itens estão dentro do prazo de garantia, será enviado o espelho de nota fiscal de devolução para que o cliente envie a NF corretamente.

O frete será por conta da empresa, através de código de postagem via correios, transportadoras conveniadas, ou através do vendedor da região.

  •  NOTA: Uma vez aprovada a devolução em garantia, será concedido crédito ao cliente.

 

SOLICITAÇÃO DE GARANTIA - AMORTECEDORES DE SUSPENSÃO

Caso o defeito seja um dos previstos no certificado de garantia, conforme o item 5.2 – LIMITAÇÕES DA GARANTIA e subitem 5.2.2 – AMORTECEDORES DE SUSPENSÃO, o vendedor da loja deve realizar a troca no balcão por uma peça nova.

 

Após a troca da peça no balcão da loja, seguir o processo do item 5.3 – SOLICITAÇÃO DE GARANTIA - OUTROS PRODUTOS.

 

  • NOTA: As NF´s sempre devem ser emitidas de acordo com a empresa da compra. Segue os dados das empresas:

 

 

O produto será conferido e analisado por nosso departamento técnico, havendo qualquer divergência citada no item “LIMITAÇÕES DA GARANTIA”, será recusada, e o produto ficará à disposição do cliente para retirada pelo prazo de 30 dias.

 

  • NOTA: Caso não sejam retirados nesse prazo serão descartados. Na hipótese que o cliente manifeste o desejo de receber as peças rejeitadas, será efetuado o envio, mas o frete será custeado pelo cliente.

 

Uma vez aprovada a devolução em garantia, será concedido o crédito ao cliente que poderá ser utilizado na próxima compra.

 

TRATAMENTO DAS RECLAMAÇÕES DOS CLIENTES

O tratamento das reclamações, seguem os requisitos legais da legislação do Inmetro, conforme abaixo:

 

  • Valorizam e dão efetivo tratamento às reclamações apresentadas;
  • Conhecem e comprometem-se a cumprir e sujeitar-se às penalidades previstas nas leis, especificamente na Lei n.º 8078/1990;
  • Analisam criticamente os resultados, bem como tomam as providências devidas, em função das reclamações recebidas;
  • Definem responsabilidades quanto ao tratamento das reclamações;
  • Comprometem-se a responder ao Inmetro qualquer reclamação no prazo de 15 (quinze) dias corridos;
  • Comprometem-se a responder ao reclamante quanto ao recebimento, tratamento e conclusão da reclamação, conforme prazos estabelecidos internamente.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A UNIVERSAL SOLUÇÕES AUTOMOTIVAS reserva-se o direito de:

 

  • Conceder o crédito referente à peça defeituosa somente após análise técnica;
  • Se após análise técnica for constatado que a peça não está coberta pelos termos desta garantia, será emitido relatório e o cliente será informado via e-mail;
  • Todo atendimento/serviço será realizado em dias úteis (de segunda à sexta feira), em horário comercial (das 8h às 17h30);
  • Quando houver modificações nas especificações e ou aperfeiçoamento nos projetos dos produtos, sem aviso prévio, a qualquer momento, sem obrigatoriedade de aplicação nos produtos vendidos anteriormente, mas isso não se aplica aos amortecedores e lâmpadas que devem ser comunicados aos clientes.
  • A qualquer momento, modificar e alterar as condições da presente “política de garantia dos produtos”. Neste caso, as novas condições serão válidas e aplicáveis aos produtos adquiridos pelo consumidor final, após a data de sua divulgação, mantendo inalterável para os produtos adquiridos anteriormente;

 

  • NOTA: A presente política de garantia é aplicável unicamente aos produtos comercializados pela UNIVERSAL SOLUÇÕES AUTOMOTIVAS e demais empresas do grupo, e não reconhece quaisquer outros compromissos, assumidos, por quem que seja, relativo a esses produtos.

 

Reservamos os direitos de modificar a PL-QUA-01 - Garantia dos produtos - REV.06 – 24/04/24 (atual) sempre que for necessário