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Processo de Garantia

Este documento tem por finalidade prestar informações detalhadas sobre o processo de garantia, esclarecendo os procedimentos a serem adotados para solicitação da mesma.

Termos de Garantia

Estão cobertos pela garantia os produtos comercializados pela UNIVERSAL/UNIVEL que apresentem defeitos provenientes de falhas de fabricação, comprovados por análise técnica, e dentro do prazo vigente da garantia.

Prazos de Garantia

A garantia é de 6 (seis) meses, sendo 3 (três) meses de garantia legal mais 3 (três) meses de garantia UNIVERSAL/UNIVEL a contar da data de emissão da Nota Fiscal de Venda ao consumidor, sendo necessário o comprovante de compra (Nota Fiscal).

 O que é garantia legal? Qual o prazo?

Garantia legal é o prazo que o consumidor dispõe para reclamar dos vícios (defeitos) constatados em produtos adquiridos ou na contratação/realização de serviços. O direito de reclamar independe do certificado de garantia, bastando a apresentação de um documento que comprove a compra (Nota Fiscal).

Quanto aos prazos, estes estão previstos no artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor nos seguintes termos:

 O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em:

I - Trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não-duráveis;

II - Noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis".

Os vícios aparentes ou de fácil constatação são aqueles facilmente identificáveis, tais como produtos que não funcionam, com mau funcionamento ou riscados, entre outros.

Por vício oculto entende-se aqueles não evidenciados de início, só aparecendo após determinado tempo ou consumo do produto. Constatado o vício oculto, inicia-se a contagem dos prazos, que serão os mesmos acima citados, para o registro da reclamação. Vale destacar que, em algumas situações, será preciso um laudo técnico detalhando os indícios de que o problema teve origem em um vício (defeito) de fabricação.

Fonte: Procon

Perda da Garantia

Não estão cobertas por garantia, peças que apresentem as seguintes características:

  • Danos físicos aparentes, causados por mau uso ou tentativa de conserto (peças desmontadas, torcidas, furadas, etc);
  • Instalação ou aplicação inadequada;
  • Danos causados por acidentes naturais e desastres;
  • Danos ocasionados por movimentação indevida ou pratica incorreta de armazenagem;
  • Falta de componentes do produto;
  • Peças usadas, com percepção de desgaste por um longo período.

Ao enviar qualquer produto em garantia, o mesmo deverá ser acompanhado de: 

  • Nota Fiscal de Devolução de Compras (obedecendo ao que determina a legislação);
  • Identificação na peça (código UNIVERSAL);
  • Documento com descrição do defeito apresentado, mencionando o número da ocorrência aberta em nosso SAC;

 

Solicitação de Garantia

1° Separação da Mercadoria

Separar as mercadorias a serem devolvidas e identificar em cada volume (de forma clara), um dos motivos abaixo:

• Peças com defeito: estes volumes deverão conter somente peças em que o cliente alega defeito de fabricação. Cada peça deverá ser identificada com o seu respectivo código Universal;


• Peças boas (erros de pedidos/vendas): estes volumes deverão conter somente peças sem defeito, em que o cliente solicita devolução devido a quaisquer erros de pedidos. As peças deverão estar lacradas e identificadas em sua embalagem original. Devoluções de peças boas serão aceitas, caso sejam emitidas com prazo máximo de 7 dias corridos a contar da data de recebimento pelo cliente.


2° Abertura de Chamado em nosso SAC

Ao entrar em contato com nosso SAC para abertura do chamado e solicitação da coleta, informar ao atendente qual dos motivos acima se trata. Será aberta uma Ordem de Serviço (OS) específica, para peças com defeito ou peças boas.

Caso você tenha mercadorias que se enquadrem nas duas modalidades, estas deverão ser tratadas de forma separada (abertura de duas OS e emissão de duas notas de devolução). Para cada uma será aberta uma ordem de serviço específica. Consequentemente, as mercadorias deverão constar em notas separadas.

Antes do envio da peça para garantia, entre em contato com nosso SAC pelo 0800 772 9944, evitando o envio incorreto.

As devoluções deverão ser enviadas para a empresa fornecedora. Verifique qual empresa lhe vendeu o produto, e faça a devolução em garantia em nome dessa empresa. 

 

Abertura de OS para peças boas:

Caso na análise técnica sejam identificadas peças com defeitos, usadas ou com falta de componentes, estas serão rejeitadas.


Abertura de OS para peças com defeitos:

Caso na análise técnica sejam identificadas peças boas (sem qualquer defeito de fabricação), estas serão rejeitadas.


UNIVERSAL AUTOMOTIVE SYSTEMS S/A - São Paulo

CNPJ 07.395.207/0001-51 Endereço – Via Anhanguera, Km 16,3 Sul Bairro – Jardim Platina CEP 06.278-000 Município – Osasco

Fone/Fax: (11) 2248-7777

Inscrição Estadual – 492.567.256.115


UNIVERSAL AUTOMOTIVE SYSTEMS LTDA. – Goiás

CNPJ 11.435.058/0001-84 Endereço – RUA: XAVIER DE ALMEIDA S/N QUADRA 26 AREA 01 SALA N 14

POLO EMPRESARIAL DE GOIÁS

CEP: 74.985-167

APARECIDA DE GOIÂNIA

GOIÁS – BRASIL

 

Ao recebermos, o produto será conferido e analisado por nosso departamento técnico. Havendo qualquer divergência citada  deste documento, a garantia será recusada, e o produto ficará à disposição do cliente pelo prazo de 30 dias. Caso não sejam retirados nesse prazo serão sucateados. Caso o cliente manifeste o desejo de receber as peças rejeitadas efetuaremos o envio das mesmas (neste caso o frete será por conta do cliente).

Uma vez aprovada a devolução em garantia, será gerado um crédito ao cliente, a ser compensado no próximo pedido.

Nos casos de garantia antecipada, válido para a linha de kits de vidro elétrico, uma vez feita a ocorrência no SAC e detectada a necessidade de envio de uma peça componente do kit de vidro elétrico, será efetuada uma venda dessa peça ao cliente, a princípio sem emissão de duplicata para cobrança. Quando o cliente efetuar a troca dessa peça deve fazer uma nota de devolução da mesma.

Observação: Decorridos 30 dias da venda, e não havendo devolução da peça, serão emitidos os boletos respectivos e enviados para cobrança bancária.

 

Considerações Gerais

 O Grupo UNIVERSAL/UNIVEL reserva-se o direito de:

• Conceder o crédito referente à peça defeituosa somente após análise técnica;

• Se a Análise Técnica UNIVERSAL/UNIVEL constatar que a peça não está coberta pelos termos desta garantia, será emitido relatório e o cliente será informado;

• Todo e qualquer atendimento/serviço serão realizados em dias úteis (de segunda à sexta feira), em horário comercial (das 8h às 17h30), mediante agendamento prévio.

• A UNIVERSAL/UNIVEL reserva-se ao direito de modificar as especificações e/ou introduzir aperfeiçoamentos nos projetos e configurações de seus produtos, sem prévio aviso, a qualquer tempo, sem incorrer na obrigação de aplicá-los em produtos anteriormente vendidos;

• O presente termo de garantia é aplicável unicamente aos produtos comercializados pela UNIVERSAL/UNIVEL e não reconhece quaisquer outros compromissos assumidos, por quem quer que seja, relativo a esses produtos;

• A UNIVERSAL/UNIVEL poderá, a qualquer tempo, modificar e alterar as condições da presente “Política de Garantia de Peças”. Neste caso as novas condições somente serão válidas, e aplicáveis aos produtos adquiridos pelo consumidor final, após a data de sua divulgação pela UNIVERSAL/UNIVEL, mantendo-se inalterável para os produtos adquiridos anteriormente;

• As análises técnicas a serem realizadas nos produtos sob garantia, obrigatoriamente devem ser executadas nas dependências da UNIVERSAL/UNIVEL, ou em local autorizado pela mesma.


Prazos para Coleta

NomeTelefoneContatoNota Manual

Prazo da emissão da NF

Prazo da coletaAtendidaE-MAIL
RODONAVES (11)2192-3100 Liliane Felix de Moraes Sim 30 Dias 24 hs Interior SP coleta.reversa607@rte.com.br/fernando.oliveira@rte.com.br
GENEROSO (11)3563-3167 Jessica Salles Não 20 Dias

Capital

24 hs e Interior 48hs

Interior RJ sac7.spa@generoso.com.br
AMERICANA (11)2131-9200 Tania Grim Não 15 Dias 24 hs Interior SP tania.grim@tanet.com.br
JAMEF (11)2121-6100 Daniela Gamarra Não Com saida 5 Dia/ sem saida 30 Dias 24 hs Interior SP coletasac@sao.jamef.com.br
ATLAS (11)2795-3100 Solange Bezerra Não 30 Dias Tabela Todo Brasil coletareversaasp@atlastranslog.com.br
PLIMOR (11)2131-8000 Maria Jose Não 30 Dias 24 hs SC/PR/RS maria.costa@plimor.com.br
TRANSCOMPRAS (11)3927-2050 Rivaneide  Lopes Não Dentro do mês 24 hs SE/AL SP: coleta.sp@transcompras.com.br / SE: coleta.se@transcompras.com.br / PE: coleta.rec@transcompras.com.br / AL: Atendimento.al@transcompras.com.br
ZE AGOSTINHO (11) 2412-0633 Aumari Ferreira Não 5 Dias Tem que ser analisado RN aumariferreira@zeagostinho.com.br
DIAMETRAL (11)2955-7922   Não 5 Dias 24 hs Minas Gerais itacargas@gmail.com
CAMPINENSE (11)2193-4777/  (81)3721-1267/ (83)3182-3400 Pra Mara Não Dentro do mês Entre 6 a 7 PB / PE atendimento1@campinense.com.br
ASES 7676 TADEU Sim Dentro do mês

Dentro

de 5 dd

SP tadeu@universalautomotive.com.br
PAJUÇARA (11)3585-6900 Daniel Não 24 hrs 48 hs MG sacreversa@pajunet.com.br
AM JUMBO (11)2967-4006 Ligia Almeida Não Dentro do mês

24 a 45 RJ Capital/

Sp 24

RJ coletasp@amjumbo.com.br